Dicas para melhorar a falta de clareza do futuro
- 11
- Sep
Em pesquisa recente constatamos que 27% dos entrevistados tem dificuldade de visualizar seu futuro. Será uma dificuldade da humanidade?
Em um dos meus recentes processos de Coaching meu cliente disse que não conseguia visualizar seu futuro, não conseguia visualizar como sua vida estaria daqui 20 ou 30 anos. Foi um processo bem diferente, pois a grande maioria dos meus clientes já tinham algo em mente, ou os que não tinham, conseguiram listar isso rapidamente após algumas sessões.
E isso me intrigou, pois fiquei na dúvida se as pessoas realmente possuem essa dificuldade: falta de clareza sobre o futuro. E como minha empresa está no meio digital, decidi fazer uma pesquisa com nossos leitores e seguidores para tirar a prova. O resultado foi surpreendente: 27% das pessoas que responderam, demostraram falta de clareza sobre o futuro e dificuldades para definir metas e objetivos.
Portanto, a conclusão que podemos tirar é a seguinte: Sim! Muitas pessoas realmente possuem essa dificuldade.
Outra coisa que tenho percebido é o entendimento errôneo de que Metas e Objetivos servem apenas para empresas, para o meio Corporativo! Errado! Jamais!
Todos nós seres humanos temos sonhos, que são nada mais do que objetivos. Todos nós sabemos, ou deveríamos saber, os passos para alcançar esses sonhos, que são nada mais do que as metas! Portanto, a primeira coisa a fazer é colocar na mente que devemos sim ter metas e objetivos muito bem definidos!
Por exemplo, vamos supor que meu objetivo seja ser feliz, e minha meta seja ajudar pelo menos 1 pessoa por dia pela vida toda. Percebam que consegui usar os conceitos de metas e objetivos na vida pessoal. E perceba também que objetivo é algo mais abstrato, e a meta já é algo mais palpável, algo que eu posso fazer aqui e agora, hoje.
Retomando o assunto, após algumas semanas no processo de coaching com esse cliente, hoje ele conseguiu enxergar a importância da definição de metas e objetivos, após muita conversa e utilização de muitas ferramentas, o que consequentemente fez com que ele começasse a enxergar seu futuro de fora mais clara.
Vejamos as dicas:
Identifique quais são os pilares da sua vida estão em desequilíbrio: nesse caso eu utilizo a Roda da Vida, que nos permite analisar 12 áreas principais da vida, como por exemplo, saúde, felicidade, relacionamentos, financeiro, família, entre outros. Esse é o primeiro passo: saber qual área da sua vida está em desequilíbrio e precisa melhorar. Quando existe algo na sua vida que te “puxa para baixo”, provavelmente isso pode te impedir de enxergar seu futuro, pode te impedir de dar passos mais certeiros rumo as suas metas e objetivos. Quando você equilibra a roda da vida, as coisas começam a fluir melhor, e aí, poderás enxergar melhor seu futuro. É como se você estivesse “limpado seus olhos”.
Defina metas e objetivos: uma vez que você já sabe as áreas da vida que precisa trabalhar, é hora de colocar no papel: o que você pretende conquistar nos próximos anos, ou meses. Junto com isso, coloque as metas relacionadas com a sua roda da vida. E é sério, coloque no papel! Não deixe isso na sua mente, isso não vai te motivar, você vai esquecer, e aí você entra naquilo que meu amigo Conrado Navarro do Dinheirama.com sempre diz: “Você entra no moedor de carne”. Existem dezenas de ferramentas que podemos usar nesse processo de definição de metas e objetivos. Uma dica aqui é usar os conceitos de Metas SMART. As metas devem ser: específica, mensurável, atingível, relevante e com tempo determinado.
Identifique as Crenças Limitantes: as crenças limitantes estão relacionadas com aquilo que você acredita, para você aquilo é uma verdade. Por exemplo: pessoas que jogam papel no chão. Isso é normal para quem faz isso, a pessoa nem questiona. A pessoa nem imagina que alguém vai ter que “limpar a sujeira”. E quando essa pessoa projeta o seu objetivo e suas metas, ela deve analisar se suas ações de hoje condizem com seus objetivos e metas. É difícil identificar as crenças limitantes, pois muitas coisas são hábitos, e mudar um hábito leva tempo. Porém, é preciso começar. Lembre-se que as crenças limitantes te impedem, ou retardam, o atingimento de suas metas e objetivos. O ROI disso é algo muito próximo de zero. Identifique-as e elimine-as. No coaching também temos várias ferramentas que trabalham essas posturas.
Evite as distrações e aumente seu foco: quando você tem muita distração é como se você saísse da estrada que te levará para seu objetivo, e como consequência você deixará de enxergá-lo. Isso também causa a falta de clareza sobre o futuro. Portanto, remova as coisas da sua vida que não agregam em nada. Durante o seu horário de trabalho, procure ser o melhor naquilo que você faz, e por vezes, para ser o melhor você não poderá estar nas redes sociais a cada 5 minutos, ou abrindo seu e-mail pessoal a cada 1 hora. Evite as fofocas, evite os pensamentos negativos, e foco na sua meta e objetivo. Se possível, imprima suas metas e objetivos e deixe do seu lado, o tempo todo. O contato visual ajuda muito.
Defina o que é importante e priorize: aqui nós podemos citar a Tríade do Tempo, onde você vai identificar o quanto você é focado no importante, urgente e circunstancial. Poucas pessoas conseguem ter um foco no que é realmente importante, e isso, mais uma vez nos tira do caminho que nos levará até nossos objetivos, causando falta de clareza sobre o futuro. Uma vez que você conseguiu definir o que é importante, priorize suas tarefas e siga em frente!
(Fonte: Administradores)