9 serviços de consultoria para empresas
- 06
- Nov
Em qualquer tipo de negócio, muitas vezes, os gestores e empreendedores se deparam com problemas que não sabem como solucionar. É justamente nesse momento que os serviços de consultoria são úteis, pois servem para encontrar as soluções para o crescimento sustentável e sólido nas empresas.
Afinal, a visão externa de um profissional especializado faz toda a diferença para encontrar uma saída que o gestor, por estar inserido demais no problema, não consegue visualizar.
Sendo assim, conheça, a seguir, 9 tipos de consultoria e saiba quais deles a sua empresa mais precisa nesse momento.
Aproveite a leitura!
9 tipos de consultorias para sua empresa
1. Ciclo PDCA
O ciclo PDCA, ou seja, planejar, fazer, checar e agir, é um instrumento estratégico na gestão de uma empresa para garantir mais controle e aprimorar serviços, processos e produtos.
Por meio de uma consultoria empresarial, esse ciclo é implementado com eficiência, essencial para mais produtividade do negócio, com processos automatizados e simplificados, otimizando a utilização de recursos.
Com isso, são evitados os trabalhados improdutivos, que só aumentam os custos operacionais, sem resultados.
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2. Mapeamento de processos
Entre os serviços de consultoria, o mapeamento de processos também é fundamental.
Com esse mapeamento, a empresa consegue redesenhar os processos para um controle interno melhor, diminui custos e otimiza o trabalho.
Além de fazer um apuramento dos processos, esse serviço também atua no levantamento de oportunidades e riscos pelo modelo AS-IS.
3. Consultoria administrativa
Outro tipo de consultoria, muito vantajosa às empresas, é a administrativa. Com ela, o consultor analisa o posicionamento de mercado e de gestão, de modo a proporcionar um crescimento sustentável ao negócio.
Afinal, é possível o consultor encontrar novas formas, mais eficientes, de empregar os recursos da empresa, com o fim de atingir melhores resultados.
Para isso, o consultor percorre algumas etapas:
1. Diagnóstico completo de como os setores da empresa funcionam;
2. Mapeamento dos pontos fortes e fracos das áreas;
3. Verificação das oportunidades e das ameaças (internas e externas) no segmento do negócio;
4. Estabelecimento de metas para resolver os processos identificados como mais necessários, com base nos objetivos estipulados.
4. Consultoria de gestão de riscos
Mais uma consultoria indispensável para as empresas é a de gestão de riscos, cujo foco é analisar e identificar os riscos.
Isto é, o consultor elenca as ameaças e também auxilia no gerenciamento de crises, estabelecendo as ações preventivas e protetivas a serem adotadas em cada situação.
Assim, essa consultoria é de suma importância, principalmente porque os gestores contam com suporte efetivo na tomada de decisões, visando ao crescimento para a empresa, mas que seja possível sustentar.
Confira: Como precificar um projeto de consultoria
5. Consultoria financeira
A consultoria financeira é mais uma das ferramentas à disposição das empresas, e trata de fatores indispensáveis ao negócio, como recursos, investimentos e receitas.
Muitas vezes, quando a empresa está enfrentando problemas para se firmar no mercado, do ponto de vista financeiro, é essa consultoria que identifica a melhor solução.
O consultor é treinado e qualificado para ajudar o gestor a visualizar a melhor estratégia de controle e otimização de gastos, diminuição de custos e melhoria no uso dos recursos.
Inclusive, nessa consultoria, também são verificados aspectos tributários e de reembolso corporativo.
6. Consultoria de marketing
Entre os tipos de consultoria empresarial, o objetivo principal do marketing é estudar o comportamento dos consumidores.
Com isso, a empresa consegue entender, clara e objetivamente, o que o seu público-alvo precisa e deseja. Assim, consegue planejar as melhores táticas de atração, conquista e fidelização.
Como exemplo de atuação desse tipo de consultor, durante o serviço, o profissional identifica que os conceitos dos serviços e produtos que a empresa comercializa não estão atendendo ao que o mercado necessita.
Ou seja, a consultoria de marketing identifica as falhas e cria estratégias adequadas para reverter o cenário e fazer com que a empresa atenda às expectativas dos consumidores.
Confira mais sobre: consultor digital
7. Consultoria de inovação
Pela consultoria de inovação, o consultor trabalha em busca de novas perspectivas ao negócio e auxilia a empresa a criar novidades para as operações e até novos modelos de negócios.
Por exemplo, novos canais de investimentos, que melhorem o faturamento e as vendas.
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8. Planejamento estratégico
Além das consultorias já mencionadas, também existe a que desenvolve um planejamento estratégico para o negócio.
Com essa consultoria, o profissional faz um diagnóstico completo da empresa e cria estratégicas essenciais:
Objetivos;
Diretrizes;
Plano de ação.
Se uma empresa não consegue atingir seus objetivos, talvez seja decorrente da falta de um planejamento inovador e eficiente.
Confira também: como ser um consultor | consultoria plano de negócios
9. Consultoria de RH
Por fim, a consultoria de RH é especializada em fazer uma profunda análise do quadro de funcionários da empresa a fim de verificar as práticas em funcionamento.
Assim, o consultor define outros meios de lidar com os processos que não estão funcionando na empresa.
Além disso, por meio desse tipo de consultoria, o profissional atua para:
Analisar a interação dos outros setores com o RH;
Promover novas tecnologias de gestão para otimização de tempo;
Fornecer sugestões de soluções inovadores, que satisfaçam os funcionários;
Ministrar treinamentos;
Capacitar consultores internos para a continuidade do projeto.
Portanto, esses são alguns dos serviços de consultoria que uma empresa pode utilizar para melhorar os resultados e obter o direcionamento, sob o olhar de consultores de empresas especializados e treinados em encontrar soluções diferenciadas para problemas comuns existentes no universo empresarial. Invista no seu crescimento profissional
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