A incrível jornada! Para atender a todas as exigências de um mercado competitivo (em qualquer segmento), precisamos construir equipes bem preparadas.

Como é óbvio, todas as empresas são criticamente dependentes de pessoas. Então, a composição dos recursos humanos especializados sempre vai demandar a constante qualificação desses profissionais. Por esse motivo, a implementação de uma gestão de pessoas, competente e comprometida com os objetivos de qualquer empresa, sempre terá um papel vital para o sucesso de qualquer empreendimento.

Já faz algum tempo que as empresas perceberam que cuidar de suas equipes, e dar atenção ao que elas produzem, têm um forte impacto no resultado final dos objetivos propostos. A questão é que precisaremos, inevitavelmente, de um planejamento estratégico e a adequada comunicação para se alcançar as metas estabelecidas. E não se traça uma estratégia vencedora, e tão pouco um planejamento adequado, sem a perfeita compreensão do cenário onde se está inserido e onde se deseja chegar. Esses são os primeiros passos para se fortalecer uma gestão minimamente eficaz.

Gerindo equipes, sempre procurei transmitir esses valores e visão aos meus líderes. Se nem sempre aquilo que planejamos é possível de se praticar nas empresas, uma vez que há imprevisibilidades diárias, isso não invalida a necessidade de ações pontuais por parte das lideranças.

Também não podemos estar alheios às preocupações que afetam a vida dos nossos colaboradores, pois isso irá afetar significativamente a razão do sucesso de uns e o insucesso de outros.

E aí surge a pergunta: mas como fazer isso? A resposta é bem simples... ouvindo os liderados. Mas que não sejamos simples ouvintes, que possamos ouvir além daquilo que eles querem dizer. Olhemos para os nossos liderados, mas enxerguem além do que a visão permite! Estendam suas mãos, não para empurrá-los para um abismo profissional, mas para que cresçam seguros, inspirem e os desafiem a fazer coisas que nunca antes imaginaram. O resultado é fantástico, acreditem!

Ao longo da minha carreira trabalhei com muitos líderes e gestores, mas um deles marcou minha carreira para sempre! Ele dizia que quando contratamos um profissional, não podemos esquecer que uma pessoa vem junto com ele!

Nunca conseguiremos separar essas “duas personalidades”. Esse conceito permanece até hoje como uma lição de vida, e todas às vezes em que entrevisto alguém, ou insiro algum colaborador na minha equipe, busco conhecer o máximo possível do profissional (além é claro de suas qualidades técnicas e comportamentais para o cargo). Procuro sempre ir mais fundo para descobrir, se possível, um pouco das suas decepções, dificuldades, seus sonhos e aspirações. E isso faz toda a diferença.

Essa receita costuma construir equipes de sucesso, engajadas e harmônicas.

É realmente uma incrível jornada...

Marizilda M. Angioni

.