Coaching de Vendas - Driblando a crise
- 20
- Apr
Como driblar a crise, com as dicas de um taxista (Conhecido como Antonio Machado)?
Em minha última viagem do Rio de Janeiro para Taubaté/SP, Peguei um taxi para a rodoviária. Era um taxi velhinho, bem simples sabe...
Porém, aceitei ele pois a INICIATIVA dele quando me viu pedindo outro taxi me chamou a atenção.
E pensei: “Tudo tem um propósito, acho que vou com esse cara...”
Quando ele se aproximou, vi que era um senhor, entrei e fui logo puxando papo:
“Qual seu nome?” – Perguntei
“Antonio Machado” – Disse aquele senhor, com um rosto cansado e muito sério, com seus poucos cabelos brancos...
“Nome forte hein!” – Respondi rapidamente a ele.
Ele sorriu e disse: “É Verdade...”
Iniciamos um papo que vou resumir aqui em lições de Coaching de Vendas:
Ele é taxista há 20 anos, e antes disso, foi supervisor de vendas de uma grande e famosa empresa aqui no Rio de Janeiro (Nem sei onde estou mais, estou digitando isso na estrada, deitado no ônibus...rs)
Ele vendia “Chá gelado”! (Não citarei o nome da empresa pois ainda não recebo nada pela publicidade)
Perguntei a ele, se ele era um bom VENDEDOR, e ele disse que era um dos melhores. Ganhava vários prêmios!
Então fiz uma pergunta:
“Se pudesse resumir em poucas palavras, seu maior aprendizado com vendas, qual seria?”
Ai vieram as lições, então tome nota:
“Filho, uma vez, meu gerente chegou até mim e disse:
Machado, o Abreu (subgerente) está com 500 caixas na sua frente.
O que você vai fazer para vender mais do que ele? Você não quer sentar na cadeira dele? Hoje é o último dia do mês Machado!”
O Machado (Taxista) falou que daria um jeito e olhe o que ele fez:
Chegou em um cliente, um não, em seu melhor cliente e falou:
“Preciso te contar uma novidade! A empresa lançou uma promoção hoje, No último dia desse mês, vai funciona assim, se você comprar 1000 caixas de chá gelado hoje, podemos faturar em 3 parcelas e entregar para você tudo de uma vez. E isso nunca mais vai acontecer, é só hoje!”
Quando ele contou isso eu pensei: “Esse Machado poderia ser um Coach certificado pela SILCoaching...”
E Machado tirou o pedido de 1000 caixas em um único dia. Guardou o pedido para o último minuto do fechamento das vendas na reunião.
E ainda apostou com Abreu (seu subgerente) na reunião de fechamento:
“Abreu, quer apostar sua cadeira que eu passo você esse mês nas vendas?” – Disse Machado na frente de todos os vendedores!
“Machado, se eu perder te dou a minha cadeira toda vez que você chegar na sala, e se eu ganhar, vc me paga um churrasco!” – Respondeu Abreu todo confiante pois sabia que estava 500 caixas na frente...
Machado tirou o pedido de 1000 caixas do bolso e deu na mão do gerente, ganhando assim a aposta!
Lição 1: Desenvolva COMPETITIVIDADE! Em vendas, o seu resultado vem de acordo com seu esforço. Ao competir fortemente com o primeiro em vendas, você eleva sua performance e faz coisas sobrenaturais!
Lição 2: Mantenha seus melhores clientes por perto. Eles vão comprar você antes de seu produto. Machado só vendeu as 1000 caixas pois o cliente confiou na “promoção”
Lição 3: Crie SENSO DE URGÊNCIA no cliente. Pessoas compram mais e melhor quando agem rápido! Ofereça bônus, descontos ou parcelamentos melhores para aumentar suas vendas!
Lição 4: Tenha METAS! Machado tinha a meta de tornar-se subgerente. Foi lá e fez!
Lição 5: Surpreenda: espanque suas metas! Machado poderia ter vendido 500 caixas, mas vendeu 1000.
Isso pode ser considerado como a “margem de erro do IBOPE” do vendedor.
Em um próximo artigo, compartilho outros aprendizados que tive com o Machado.
Foram 20 minutos valiosos para mim.
Espero que esses tenham sido para você!
(Fonte: Administradores)