Consultoria em tempos de crise
- 17
- Apr
Quando surgiu a determinação de quarentena no Espirito Santos/ES e no Brasil por conta do COVID-19 vieram diversos questionamentos profissionais para mim, que sou consultora e empresária, tais como “Os clientes irão manter os contratos?”, “Como atender os clientes somente por home office?”, “Quais os impactos dessa pandemia na minha empresa, nas empresas dos meus clientes e na economia?”, “E se eu ficar doente?”, entre outros. Mas o que mais me incomodou foi a pergunta “O QUE FAZER DE DIFERENTE AGORA PARA FAZER A DIFERENÇA?”.
Aí começou o período do home office, o que para nós consultores faz parte do cotidiano, mas dessa vez está diferente pois não temos mais a liberdade de “ir e vir”, todos da casa também estão de home office, temos que fazer uma programação que seja conveniente a todos. E ainda temos que lidar com a saudade dos abraços e do convívio com família e amigos, do contato com os clientes e parceiros de trabalho, da falta dos alunos em cursos e treinamentos, das reuniões semanais (até daquelas que achávamos chatas – juro que não acho mais!), enfim, nos adaptarmos a uma nova realidade.
Sim, uma nova realidade, onde diariamente temos que vencer o medo, a angústia, a procrastinação. Antes reclamávamos que faltava tempo para tudo e hoje, que forçadamente estamos com todo o tempo do mundo, não sabemos como lidar com ele. Confesso que a primeira semana foi tensa, estranha, improdutiva... e aí chegou a segunda semana de quarentena com novas regras, novas restrições, a pandemia se alastrando, a preocupação se fazendo presente, mas também começaram a chegar SOLUÇÕES! Afinal, se cabe a nós consultores trazermos soluções para nossos clientes, por que não achar para a situação presente?
Os clientes precisam de nós agora mais do que nunca, mesmo que sem a presença física, então é estar mais presente no dia a dia deles ajudando nas soluções e estratégias, principalmente para o período de retomada, colocando em prática os planos e ideias há tempos postergados, afinal é o momento para “arrumar a casa”! As parcerias também fizeram grande diferença: estamos fazendo lives, pensando em soluções conjuntas, trabalhando ideias de melhorias. Enfim, estamos trabalhando!
Meus dias têm sido bastante reflexivos, buscando soluções, trabalhando em novas ideias, pensando em estratégias, vencendo a procrastinação, e fazendo uma autoanálise do meu trabalho enquanto consultora e o que REALMENTE contribuo para melhorias e mudanças. O resultado? Fantástico! Um período de reclusão forçada que está fazendo com que eu me reinvente!
E o que podemos fazer de concreto enquanto consultores? Minhas dicas são:- Estejam presentes na vida dos clientes;
- Se tornem parceiros dos clientes dos seus clientes (ofereci aos meus clientes que eu possa fazer lives ou mentoria financeira para os clientes deles, para que ninguém tenha perdas de clientes);
- Intensifiquem suas parcerias (eu intensifiquei parceria com o IEL aqui do estado fazendo lives no Instagram deles);
- Descubram mais habilidades em vocês mesmos, sem medo de errar ou se expor;
- Revejam seus processos de trabalho;
- Aproveitem essa oportunidade e se reinventem;
- Organizem suas empresas!
Por fim, todos os dias agradeço pelos desafios e oportunidades, pedindo proteção e capacidade produtiva para poder fazer a diferença nesse momento! E você, o que está fazendo de diferente HOJE para continuar no mercado AMANHÃ?
Mara Stocco Consultora e Especialista em Gestão Empresarial e Finanças.Leia também sobre os tipos de consultoria empresarial e seus benefícios | Ferramentas de gestão empresarial