Eu sempre tive o desejo de gravar um programa de TV que mostrasse a história real vivida por trás de todo glamour, afinal sempre se pensa que empreender é glamouroso.

Eu sempre tive o desejo de gravar um programa de TV que mostrasse a história real vivida por trás de todo glamour, afinal sempre se pensa que empreender é glamouroso. Quando eu comecei a voluntariar na Associação de Jovens Empreendedores de Tubarão, tive a oportunidade de entrevistar grandes empresários da cidade para o blog da AJET e ali, eu pude perceber quantos aprendizados havia dentro de uma história de vida: muitos desafios superados, erros cometidos, ansiedade e frustração, riscos não calculados, enfim, pude sentir que se todas aquelas histórias chegassem ao ouvido de várias pessoas, isso seria agregador demais, poderia ajudar muitos jovens empreendedores!

Foi assim que há três anos corri atrás de uma emissora de televisão sem nenhum plano de negócio debaixo do braço (na cara e na vontade!), para falar do meu sonho: criar um programa que mostrasse as histórias empreendedoras que tínhamos na cidade. Eu não fui barrada, consegui agendar uma reunião com o gerente da TV, fui até ele, expus meu sonho e conversamos por uma hora, ele me abriu muito a mente, sobre o público alvo, horários dos programas, entre outras particularidades por trás de um programa de TV.

No final, ele pediu que montasse um plano da minha ideia e levasse até ele, mas senti que infelizmente não havia espaço para minha ideia naquele momento. Mesmo assim, eu fiquei super empolgada, saí dali e enviei um e­mail para minha mentora, Nathalie Trutmann, e ela me ajudou a desenhar o plano do meu programa de uma forma bem simples. Com ele pronto, me veio um sentimento que faltava alguma coisa, e de que eu não estava preparada o suficiente, sendo assim, arquivei o plano e segurei meu sonho mais um pouco. Ainda não havia chegado a hora…

Play Mute Fullscreen Quando digo que nada é por acaso, isso é verdade. Ouça sua intuição e seu coração, e ele te dará a resposta certa na hora certa. Depois de 4 anos, um amigo me ofereceu para fazer um quadro sobre empreendedorismo na sua webTV, e mal sabia ele que estava ressuscitando meu antigo sonho de ter um programa! Então eu pensei: “agora estou me sentindo mais preparada”, a hora chegou! Novamente senti meu coração, e segui.

Montamos um planejamento novo, nossas estratégias, nossos primeiros passos, e lá saiu o “Conversas com Pâm Bressan: Empreendedores de Impacto”, até chegar esse nome, houve muitos outros, e também muitos desafios e dificuldades. Para a primeira gravação, acordei às 3h da manhã, peguei um ônibus às 3h30, depois enfrentei mais meia hora por uma estrada de chão, para gravar o primeiro episódio numa bela região de SC, a Garopaba.

Gravamos a história de vida do empreendedor e empresário Rafael Miralha, Chef do Restaurante Urucum, localizado na Praia do Rosa, em Imbituba/SC. Rafael é formado em Economia, já morou fora do Brasil, enfrentou vários perrengues até chegar onde se encontra hoje, não como economista, mas como Chef de cozinha. Como tudo que é feito pela primeira vez nunca fica perfeito, garanto que nos próximos episódios estarei fera!!

Deste episódio tirei alguns ensinamentos que gostaria de compartilhar com vocês em forma de frases:

Treine para atingir sua meta! Seu cérebro ficará mais forte! Trabalhe, nem que seja para tirar cópias, você irá aprender que tarefa dada é tarefa cumprida e irá desenvolver a humildade; Não adianta reclamar. Saia da zona de conforto e vá a luta! Para empreender você tem que acreditar em você, antes de tudo! Corra atrás que dá certo! No começo ninguém vai acreditar em você, mas acredite e use a sua mente a seu favor! O mundo vai demorar para acreditar em você! Encontre dentro de você mesmo, a motivação necessária para empreender! Nossa mente é nossa maior riqueza! Qualquer coisa que você estudar nunca será perda de tempo! Anos depois alguma coisa irá servir! Viva o que está acontecendo! Celebre as pequenas conquistas; Tudo é possível na vida! Olhe para todos da mesma maneira: o chefe e o porteiro! Não existe fórmula mágica! Existe trabalho duro! Tenha um plano de negócio para a sua vida! 97% das pessoas que desistiram são contratadas pelas 3% das pessoas que não desistiram!

(Fonte: Administradores)