Governo cria programa de coaching para servidores do Palácio Paiaguás
- 25
- Apr
Pelas próximas semanas, o auditório Garcia Neto, no Palácio Paiaguás, deixará de ser apenas um local de reuniões entre autoridades e tomada de decisões. Para um grupo de 26 servidores, também será sala de aula. O local sedia o primeiro programa de liderança e coaching para gestores públicos do Governo de Mato Grosso, desenvolvido pela Escola de Governo. O secretário da Casa Civil, Paulo Taques, apoiou a iniciativa e participou da abertura do programa nesta terça-feira (15). Para ele, o coaching será um dos maiores legados do governo Pedro Taques, pois vai promover a mudança de cultura no serviço público. “Quero pedir aos servidores de carreira que estão aqui que continuem com esse programa nas próximas gestões”, disse. Na plateia estavam servidores do Gabinete de Governo, Vice-governadoria, Casa Civil, Casa Militar e Gabinete de Comunicação. Todos ansiosos para aprender. “Somos treinados na faculdade para lidar com questões técnicas, mas o mais difícil é lidar com pessoas, pois cada um tem sua maneira de agir”, pontuou o secretário-adjunto de Jornalismo do Gabinete de Comunicação, Marcy Monteiro.
A coordenadora do programa, Tatiane Barbieri, explica que transformar a cultura organizacional passa pelo desenvolvimento pessoal, tornar-se numa melhor versão de si mesmo. “O que faz a diferença não é o que vou falar, mas como cada um vai receber esse conteúdo”, afirmou.
Embrião O trabalho começou a ser desenvolvido em 2015, quando a Escola de Governo realizou o levantamento das competências dos gestores públicos. Naquele momento, foi identificada a necessidade de um programa de liderança para gerentes e coordenadores. Foi aí que nasceu o programa de coaching.
Serão quatro dias de capacitação, distribuídos ao longo de quatro semanas, trabalhando temas como autoconhecimento, liderança, perfis de comportamento, tipos de personalidade, estilos de vida, crenças e valores, gestão de prioridades, tomada de decisões e solução de conflitos.
Em longo prazo, o objetivo é expandir o coaching para todas as secretarias do governo.
(Fonte: Folha Max0