Os profissionais de marketing vivem em constante mudança e sob pressão para inovar, fazer melhor uso da tecnologia e promover a redução de custos. Nem sempre é uma tarefa simples escolher entre tantas ferramentas disponíveis e ainda olhar para tantas outras que estão chegando.

As ferramentas de marketing com IA proporciona oportunidades para os conhecedores da área inovarem com mais agilidade e podem ajudá-los a fazer isso sem sobrecarregar seu orçamento, são excelentes aliadas dos profissionais que buscam um ROI sólido em seus investimentos e, ao mesmo tempo, acompanhar seu setor em ritmo acelerado.

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Mas como decidir qual delas poderá ajudar a sua empresa a ter sucesso?

Vamos avaliar alguns dos principais motivos pelos quais empresas e profissionais de marketing devem considerar investir em ferramentas de marketing baseadas em IA.

Elas oferecem:

  • Um melhor retorno sobre o investimento (ROI) do que um software tradicional porque podem entregar mais resultados com menos esforço, principalmente para equipes de marketing e empresários que não têm tempo ou recursos para passar horas criando campanhas do zero;
  • Flexibilidade de orçamento que permite que você obtenha mais de cada Real gasto em gastos com publicidade, automatizando tarefas repetitivas, como criar anúncios ou gerenciar contas de mídia social;
  • A capacidade de marcas e empresas em todos os setores, de lojas de varejo a fabricantes de automóveis, de acessar informações sobre seus clientes antes de entrar em contato diretamente por meio de campanhas de e-mail, etc.

No mundo do marketing, nunca houve tanta pressão para inovar como na atualidade. De acordo com o relatório do CMO Council Report, 63% dos profissionais de marketing estão sob extrema pressão para gerar crescimento de receita. As equipes estão provavelmente trabalhando mais do que nunca para criar conteúdo que ressoe com o público e impulsione o crescimento de seus negócios.

Dito isso, pode ser difícil acompanhar todas as novas tecnologias disponíveis hoje, ainda mais quando você considera a rapidez com que elas estão mudando (pense em IA).

É por isso que ferramentas baseadas em IA, como Hubspot Live Chat, ChatGpt, entre outras, estão se tornando cada vez mais populares entre esses profissionais. Elas fornecem um ROI melhor do que os métodos tradicionais porque permitem que automatize algumas tarefas enquanto ainda oferece experiências personalizadas ao cliente.

Além disso, como essas plataformas são projetadas especificamente para uso de profissionais de marketing (em vez de generalistas), elas oferecem recursos como campanhas de marketing completas com inteligência artificial e ferramentas de orçamento que ajudam a gerenciar custos ao longo do ano, o que significa menos tempo gasto se preocupando com finanças e mais tempo. Focando na estratégia.

Ferramentas de marketing com IA para aumento de produtividade: os profissionais de marketing têm muito o que fazer, precisam ser capazes de gerenciar seu tempo e recursos de forma eficaz para que possam executar suas metas e as ferramentas de marketing com tecnologia de IA podem ajudá-los a fazer exatamente isso.

Por exemplo, quando se trata de planejar e criar uma campanha de marketing digital do zero, os profissionais investem de 2 semanas a um mês para executar a campanha que envolve a preparação de estratégias, cópias de anúncios, gráficos ou Landing pages, etc. Os profissionais de marketing não querem passar o dia todo escrevendo conteúdo.

Confira: Como precificar um projeto de consultoria

E ai vem a pergunta: por que não deixar um programa de IA fazer isso?

Algumas ferramentas de IA de mercado por exemplo, ajuda os profissionais de marketing e empresas a se tornarem mais produtivos, diminuindo seus esforços de marketing. Oferecem uma variedade de recursos, incluindo estratégias de marketing personalizadas, Business Model Canvas, uma biblioteca de táticas de marketing, direitos autorais de IA, design de IA e muito mais.

Com essas ferramentas é possível criar uma estratégias de marketing personalizadas que ajudam produtos a se destacar de seus concorrentes. Incluem por exemplo o Business Model Canvas, com diretrizes que mapeiam o modelo de negócios de uma empresa e priorizaram suas metas de marketing. Muitas possuem bibliotecas de táticas de marketing (com milhares de táticas comprovadas em campo ), tudo para ajudar profissionais e empresas a atingirem suas metas de marketing.

O recurso de redação de IA permite que os profissionais de marketing gerem conteúdo para qualquer parte de seu funil, em diversos idiomas. Esse recurso pode criar conteúdo para todos os formatos e frameworks, como AIDA, iscas digitais, ideias para e-books, marca pessoal ou postagens em mídias sociais. O recurso de design de IA permite que os profissionais de marketing criem gráficos em formatos prontos para todos os canais de mídia social em poucos cliques.

Existem muitas aplicações para IA, mas vamos nos concentrar apenas em alguns exemplos mais voltados a Customer insights e inteligência competitiva.

IA para análise de concorrentes: usar a IA para obter informações sobre os concorrentes pode trazer uma vantagem competitiva significativa para sua empresa. A IA pode analisar rapidamente grandes quantidades de dados de várias fontes, permitindo que se identifique padrões, tendências e lacunas nas estratégias de seus concorrentes.

Essas informações valiosas podem informar decisões sobre desenvolvimento de produtos, preços, publicidade e posicionamento. Além disso, a IA pode oferecer insights e recomendações em tempo real, permitindo que os profissionais de marketing respondam rapidamente às mudanças do mercado e fiquem à frente da concorrência.

A General Motors por exemplo, usa ferramenta com inteligência artificial para monitorar e analisar as conversas nas mídias sociais relacionadas à sua marca e seus concorrentes. Com recursos de IA rastreiam artigos de notícias e avaliações online, o que os ajuda a identificar tendências emergentes e preferências dos clientes.

Resumindo:

As ferramentas de marketing com tecnologia de IA são um divisor de águas para os gestores de marketing e suas equipes. Ao aproveitar o poder da IA, pode-se obter informações valiosas, automatizar tarefas e liberar tempo para o pensamento estratégico.

As estatísticas mostram que as equipes de alto desempenho já estão usando a IA a seu favor.

Se você estiver interessado em explorar os benefícios da IA para seus esforços de marketing, te convido para um café. Vamos lá?

Marcos Cordeiro é CEO da yu.social e Max2 Digital Consulting

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