A partir do dia 4 de abril, a Sala do Empreendedor, espaço mantido pelo município de Nova Santa Rita e localizado nas dependências da Prefeitura Municipal (Rua Hélio Fraga de Moraes Sarmento, 64) irá intensificar o atendimento ao Microempreendedor Individual (MEI) no que se refere à registro, baixas e declarações anuais. Ao SEBRAE/RS cabe focar esforços na capacitação deste empreendedor para que ele esteja cada vez mais preparado para atuar no mercado. A iniciativa é viabilizada por meio de convênio de cooperação técnica, firmado entre as instituições, e tem como objetivo fomentar o desenvolvimento econômico local, simplificar processos e facilitar o dia a dia do empreendedor.

O gerente da Regional Vale do Sinos, Caí e Paranhana do SEBRAE/RS, Marco Copetti, explica que a Prefeitura de Nova Santa Rita trabalha na formalização do MEI e o SEBRAE/RS na qualificação deste público através de cursos, oficinas e palestras”, destaca. Conforme Copetti, esta parceria possibilita que o empreendedor tenha o apoio necessário após a sua formalização. “Não basta apenas orientarmos quanto à abertura de sua empresa. Para que consigam se desenvolver como empresários, até mesmo passarem ao patamar de microempresa ou empresa de pequeno porte, é fundamental trabalharmos para capacitá-los”, disse.

Copetti ressalta, ainda, a vocação empreendedora de Nova Santa Rita muito estimulada pela administração municipal. “A implementação da Lei Geral da MPE, da REDESIMPLES, a própria Sala do Empreendedor, são ações que trazem benefícios não só para os empresários, mas para a sociedade em geral, gerando desenvolvimento e crescimento econômico”. No município há 787 MEIs registrados.

Sobre o MEI O Microempreendedor Individual é a pessoa que trabalha por conta própria e que se legaliza como pequeno empresário. Para ser MEI, é necessário faturar no máximo até R$ 60.000,00 por ano e não ter a participação em outra empresa como sócio ou titular. O MEI também pode ter um empregado contratado que receba o salário mínimo ou o piso da categoria. Mais informações podem ser obtidas pelo endereço: www.portaldoempreendedor.gov.br.

(Fonte: Jornal Correio)