Grandes empresários indicam os passos para quem quer abrir uma empresa:
pesquisa, estudar e buscar inovação são essenciais!

Seja por vocação ou por falta de opção em tempos de alto desemprego, o número de empreendedores no Brasil só cresce. Em dez anos, passou de 14,6 milhões em 2007 para 49,3 milhões em 2017, de acordo com a Pesquisa GEM. Ou seja, mais que triplicou. Um levantamento encomendado pela Herbalife Nutrition e conduzido pela OnePoll mostrou que 77% dos brasileiros sonham em empreender.

A vida de quem deseja abrir e gerenciar seu próprio negócio é complexa. Para quem quer empreender, o conselho antes da abertura da empresa é planejamento, diz Julio Cezar Rezende, diretor de Produto e Atendimento do Sebrae Rio.

— Hoje em dia, métodos ágeis permitem testes antes de escalar o negócio e realizar investimentos maiores — explica ele, que lembra também a importância de incluir o cliente no processo de elaboração e validação do produto ou serviço .

— É necessário colocar o cliente no centro sempre. A razão de ser de um negócio é atender a necessidade do cliente. Vemos muitos negócios criarem produtos ou serviços muito bem elaborados, mas com dificuldades de encontrar clientes interessados — relembra ele.

Grandes empresários brasileiros, a pedido do BOA CHANCE, deram dicas de como ser um empreendedor de sucesso.

Confira os conselhos de quem sabe:

Camila Farani, Investidora-anjo e dona da empresa G2 Capital: “A construção de um bom empreendedor se baliza na inteligência emocional, ou seja, na capacidade de gerenciar relacionamentos interpessoais com eficiência e eficácia. O empreendedor deve ter destreza nas relações interpessoais, ou sociais, ou seja, resiliência e adaptabilidade para qualquer cenário que tiver que enfrentar. Saber atuar mediante crises e conflitos. Colaboração. Relacionamentos verdadeiros e motivados por um bem em comum”.

Antonio Moreira Leite, CEO do Grupo Trigo (das marcas Spoleto e Koni): “Todo empreendedor compartilha da capacidade de enxergar uma solução de negócio ainda não atendida plenamente pelo mercado. Mas, acima de tudo, o que os empreendedores que crescem realmente conseguem é criar um ambiente de negócio e trabalho que atrai pessoas que comungam dos mesmos valores e da mesma vontade de querer fazer diferente e escalar o negócio. É importante identificar e reconhecer efetivamente os indivíduos que contribuem de forma diferenciada para a construção desse objetivo maior de crescimento acelerado”.

Artur Grynbaum, CEO do Grupo Boticário: “Gaste sola de sapato: passe muito tempo perto de onde seu cliente/ consumidor está, na rua, “atrás do balcão” etc. Assim, é possível conhecê-lo e entendê-lo para oferecer o melhor produto/serviço /experiência. Foco em inovação: busque constantemente a inovação, esteja sempre na vanguarda do seu mercado, vá atrás do novo, provoque sua equipe o tempo todo para inovar e empreender. Fazer coisas novas, mas também fazer coisas que já existem de maneira diferente. Mais importante do que o resultado, é a maneira como você conquista esse resultado: não busque resultados a qualquer preço, é preciso ter responsabilidade, com as pessoas – colaboradores, parceiros, clientes, sociedade -, com o meio ambiente. No final, faça tudo sob a ótica da sustentabilidade e de que você vai estar ali no longo prazo.

Saiba o propósito da sua marca: isso dá significado para você e para seu time sobre o que está sendo construído e desenvolvido. Tenha um time de pessoas melhores que você: o líder deve fazer as melhores perguntas, mas, acima de tudo, escolher quem poderá respondê-las melhor.

Não se acomode com o sucesso: continue se provocando a fazer mais e fazer diferente mesmo quando atingiu o sucesso, o empreendedor não pode se acomodar nunca. O sucesso não é para sempre, quando chegar lá, continue fazendo mais e melhor.”

Nina Silva, Sócia fundadora do Movimento Black: “Entenda que deve estar sempre atualizado não apenas no seu mercado mas em diversos mercados que podem ser oportunidades futuras. Se quiser manter-se inovador e ser um empreendedor de escala, esta jornada nunca vai terminar”.

Adriana Barbosa, CEO da PretaHub e idealizadora da Feira Preta: “Um empreendedor de sucesso é aquele que sabe que a jornada é de altos e baixos e de muita aprendizagem e colaboração. Comece pequeno, teste, pivote antes, não coloque todo o dinheiro em algo antes de testar e ter a aceitação do seu público”

Adriana Auriemo, Sócia -fundadora da Nutty Bavarian: “Um empreendedor de sucesso é capaz de converter suas ideias em negócios. Ele precisa estar conectado, as coisas mudam muito rápido, desenvolver novos produtos e serviços que beneficie seus consumidores, pensar em como ser útil o tempo todo e agir neste sentido”.

José Carlos Semenzato,Fundador e presidente da SMZTO: “É preciso sonhar grande, trabalhar duro, ser resiliente e ter muita paixão pelo negócio, para suportar as ‘tempestades’ no curso da carreira empreendedora. A vitória chega na medida em que você acredita no potencial da sua ideia ou negócio”

Hector Gusmão, CEO da Fábrica de Startups Brasil: “Seja inconformado: grandes empreendedores buscam problemas o tempo inteiro e desenvolvem soluções que cada vez precisam ser mais aderente ao gosto de um mercado que demanda resolver um grande problema”.

Sandra Chayo, Sócia da Hope: “Você tem que gostar do processo, não adianta só gostar do produto final, você tem que gostar de toda a construção, porque qualquer negócio dá trabalho, não adianta você gostar só de uma parte, você tem que gostar do todo”.

Regina Jordão, CEO e fundadora da rede Pello Menos: “É necessário acreditar no que quer e perseverar, pois os resultados não vão vêm fácil. Tudo requer amor e dedicação”

Katia Barros, Fundadora da FARM: “O empreendedor precisa confiar na sua intuição e seguir. Tem que sonhar e pensar como fazer diferença na vida das pessoas”.

Diego Reis, CEO da start up Afroempreeendedor: “O que faz diferença é controle de tudo. Não importa se é em um sistema ou numa caderninho: é preciso ter controle de estoque, estradas e saídas. É um dos pré-requisitos para alcançar para o sucesso”

Filipe Sisson, Fundador e CEO da iGUi piscinas: “Eu acredito que você deve ter muito foco e determinação. Trabalhar e valorizar os colaboradores que estão com você nessa jornada”.

Lindolfo Paiva, Fundador e CEO do Mr. Cheney: “Um empreendedor de sucesso precisa acreditar no que ele vai fazer. Pesquise, leia e estude. Esse é um dos caminhos para o sucesso no mundo dos negócios”.

Dione Vasconcellos, sócia-fundadora da Lola Cosméticos: “Procure negócios inovadores e se tal não acontecer, faça melhor que a concorrência. Procure dentro do que já existe, como poderá fazer a diferença de alguma maneira”.

Julio Bertolucci, Diretor de franquias da Água Doce Sabores do Brasil: “Indico que o empresário tenha no mínimo 70% do capital próprio para investir. O restante, pode recorrer a terceiros, como financiamentos.”

Fonte: O Globo Economia