Propósito, liderança e resiliência: estes valores quando conectados, impulsionam as realizações humanas a patamares de excelência. Transportamos nossas avaliações para o ambiente empresarial e assim construímos uma abordagem intrigante.

Conceitualmente, o propósito está relacionado à descoberta da nossa missão de vida, as razões pelas quais nós (e a empresa) “existimos”, as nossas raízes; a liderança é a capacidade de inspirar pessoas na execução das suas melhores competências; e por sua vez, a resiliência implica não somente na capacidade de suportar dores, dificuldades e embates, mas a condição de retornar ao estado inicial adaptando-se às mudanças.

imagem

Ainda que o cultivo de cada um desses valores proporcione crescimento individual, avaliando as intersecções entre eles obtemos as seguintes e possíveis interpretações:

Propósito com Liderança: A missão está definida e todos reconhecem a motivação da empresa, seu propósito de existência, com a liderança atuando de forma proativa na execução do propósito; mas, sem o cultivo da resiliência, pode ocorrer dispêndio exagerado de energia na gestão de conflitos de interesse, pois as equipes podem não ter sido preparadas adequadamente para possíveis mudanças.

Liderança com Resiliência: A liderança consegue inspirar as equipes na execução dos seus melhores valores, ampliando a resiliência no processo adaptativo e nos desafios empresariais; porém, sem definição do propósito, a empresa corre o risco de não reter talentos e assim conduzir à queda da motivação e da produtividade.

Propósito com Resiliência: A missão está definida e todos reconhecem a motivação da empresa, seu propósito de existência, e as equipes demonstram alta capacidade adaptativa; todavia, como inspirar inovação e desafios sem um processo de liderança contínuo e adequado?

Assim refletindo, finalmente concluímos que somente a conexão desses três gigantes da gestão é que produzirá resultados melhores e mais vantajosos à organização, aos negócios e às pessoas.

Esperamos fielmente que esta reflexão conduza nossos passos e empreendimentos no ano de 2020.

Carlos Medeiros
Consultor, Coach, Acelerador de Pessoas e presidente da ABRACEM