Uma boa metodologia para realização de projetos deveria atender determinados requisitos. Neste artigo, selecionei quatro pontos que pela minha experiência considero que não recebem a devida atenção:

  • Alinhamento das expectativas e condições acordadas;
  • Acompanhamento e posicionamento regular da evolução dos trabalhos;
  • Manutenção do envolvimento dos participantes, seus papeis e responsabilidades;
  • Gerenciamento da comunicação do projeto para toda a empresa.

Estimulo a reflexão destes pontos com as questões a seguir:

Quando é realizado o alinhamento de expectativas: Na negociação comercial, no kickoff do projeto, na reunião de acompanhamento, na entrega dos relatórios executivos ou em todas atividades do projeto? Sou de opinião que o bom alinhamento de expectativas se dá através da atuação regular em atividades do projeto, adotando disciplinas de metodologias ágeis e técnicas de design thinking, o tempo todo.

Como são as reuniões de posicionamento: Frequência, nº participantes, quórum, duração, formato do material apresentado e dinâmica da reunião? Entendo que a boa gestão da evolução do projeto é realizada através de alta frequência de reuniões de curta duração (padrão), adoção de material padronizado que permita a visão holística do projeto, foco no período corrente, análise de desvios e propostas de correção e responsáveis.

Como é mantido o envolvimento e motivação da equipe: Palestras e esclarecimentos sobre o propósito do projeto, informação sobre a evolução dos trabalhos, erros e acertos, provendo a visão do todo e definindo atividades e responsabilidades do projeto? O bom envolvimento da equipe se efetua através do alinhamento de propósitos e empoderamento (definição de papeis e responsabilidades) na execução das atividades do projeto.

Como é realizada a comunicação do projeto: Através da distribuição regular de emails, através de canais (intranet, quadro de aviso, etc) que contem um histórico de evolução do projeto, estimulando a equipe do projeto a compartilhar as informações sobre evolução e resultados? A boa comunicação se dá através de todos os recursos disponíveis, com especial destaque para a equipe que é a porta-voz do projeto, a postos para informar, dirimir dúvidas , resistências, medos e estar sempre atenta aos feedbacks que permitam a evolução.

Resumidamente, uma boa metodologia deve ser ESTRUTURADA, COLABORATIVA e ÁGIL.

Por: Rogério Nunes
Consultor de Gestão de Processos
Diretor de educação da ABRACEM

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