Em uma empresa, a tomada de decisões é uma jornada desafiadora. Para um consultor empresarial, promover uma consultoria empresarial eficaz não se resume apenas a fornecer conselhos, mas também a empregar um conjunto diversificado de ferramentas de gestão para apoiar gestores e equipes.

Por isso, a colaboração e o uso de ferramentas de gestão empresarial são fundamentais para enfrentar esses desafios de forma prática e eficiente.

Acompanhe o conteúdo e descubra o que é uma ferramenta de gestão, além de 5 opções essenciais que um consultor empresarial pode experimentar e utilizar no cotidiano de trabalho para aprimorar sua prática e agregar valor aos seus clientes.

Aproveite a leitura!

O que são ferramentas de gestão empresarial?

As ferramentas de gestão são técnicas que auxiliam na tomada de decisões em um negócio.

Por meio delas, os gestores conseguem criar melhores estratégias, aperfeiçoar a administração da organização e controlar os processos da empresa. Ou seja, o trabalho é aprimorado com uma ou mais ferramentas de gestão.

O que é gestão empresarial?


A gestão empresarial é uma verdadeira jornada repleta de desafios, exigindo habilidades diversas para tomadas de decisões eficazes. Colaboração é a chave, e ferramentas de gestão se tornam aliadas essenciais nesse percurso, aprimorando estratégias, a administração e o controle de processos. Desde o prático 5W2H até a Matriz BCG, essas ferramentas proporcionam clareza e eficiência para lidar com os cenários do mundo empresarial. Ao compreender o que é gestão empresarial, mergulhamos em um universo onde cada escolha molda o caminho para o sucesso organizacional.

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Por que utilizar uma ferramenta de gestão empresarial?

Descubra os benefícios cruciais que uma ferramenta de gestão empresarial pode trazer para o seu negócio. Desde a simplificação de processos até a melhoria da tomada de decisões, essas ferramentas são fundamentais para impulsionar a eficiência e o crescimento.

Não perca mais tempo lidando com tarefas manuais, invista em uma ferramenta de gestão empresarial e leve sua empresa para o próximo nível.

Benefícios de usar uma ferramenta de gestão empresarial

  • Otimização de processos internos
  • Melhoria na tomada de decisões
  • Aumento da eficiência operacional
  • Maior controle e organização das atividades
  • Facilitação da comunicação e colaboração entre equipes

5 ferramentas de gestão empresarial

Separamos uma lista com 5 ferramentas. Escolha aquelas mais compatíveis com suas necessidades!

1. 5W2H

No estilo check-list, esta ferramenta é ideal para planejar ações com eficiência e rapidez e definir, com clareza, todos os detalhes de uma ação. A partir disso, consegue verificar se a ideia é mesmo boa e analisar os recursos exigidos para ser colocada em prática.

Para usar a ferramenta 5W2H, é preciso responder a alguns questionamentos sobre o que está em análise:

  • What: o que será realizado?
  • Why: por que será feito?
  • Where: onde será realizado?
  • When: quando será feito?
  • Who: por quem será realizado?
  • How: como será feito?
  • How much: qual o custo?

2. Análise SWOT

A análise SWOT é uma importante ferramenta para identificar e analisar pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças em um projeto ou negócio. 

Ela é amplamente utilizada para avaliar áreas de melhoria em uma organização e identificar oportunidades de expansão ou vendas, por exemplo.

A sigla significa o seguinte:

  • Strengths (S): forças;
  • Weakness (W): fraquezas;
  • Opportunities (O): oportunidades;
  • Threats (T): ameaças.

Essa ferramenta envolve a categorização dos fatores em quatro letras representativas. Oportunidades e ameaças são fatores externos, enquanto forças e fraquezas estão relacionadas aos aspectos internos da empresa. 

A aplicação dessa ferramenta de gestão empresarial é feita em um quadrante, onde os fatores mencionados são agrupados e associados à organização.

Incluindo todos os fatores, considera-se todo o contexto na definição da estratégia mais conveniente ao negócio.

3. Plano de negócios

O plano de negócios não deve ser confundido com o modelo de negócio, cujos propósito e significado são outros.

O foco é detalhar os objetivos de um determinado empreendimento e, com isso, elencar os passos necessários para atingi-los.

Assim, reduzem-se as incertezas do negócio e os riscos ao tirar um projeto do papel e colocá-lo em prática.

4. Matriz BCG

A Matriz BCG é uma ferramenta altamente eficaz para avaliar a posição de serviços ou produtos no mercado. É especialmente útil para a gestão de vendas, estoque, fornecedores e a diversificação dos produtos. 

Com essa abordagem, é possível categorizar os produtos em quatro quadrantes distintos: estrela, vaca-leiteira, ponto de interrogação e abacaxi.

Estrela

Nesse quadrante, estão os produtos e serviços de alta participação de mercado e com elevado potencial de expansão.

Vaca-leiteira

Nesse quadrante, permanecem os serviços ou produtos com alta participação de mercado, porém inseridos em um segmento, com baixo crescimento.

Ponto de interrogação

O ponto de interrogação compreende os produtos ou serviços com baixa participação no mercado, no momento da avaliação, porém, no futuro, podem fazer parte de um segmento com alto crescimento.

Abacaxi

Por fim, no quadrante abacaxi, ficam os serviços e produtos que, além de baixa participação de mercado, ainda pertencem a um segmento sem perspectiva de crescer.

5. Matriz de Ansoff

A matriz de Ansoff é muito usada nos planejamentos de empresas, principalmente nas estratégias de crescimento.

Destina-se a auxiliar os negócios na avaliação das melhores opções de crescimento, considerando seus objetivos estratégicos, recursos e capacidades.

Há 4 opções de crescimento na matriz Ansoff:

  • Penetração de mercado: a empresa busca melhorar suas promoções ou posicionamento para aumentar a taxa de vendas atuais no mercado atual;
  • Desenvolvimento de produtos: a empresa almeja fornecer novos produtos aos clientes atuais, no mercado atual;
  • Desenvolvimento de mercado: o foco da empresa é a expansão para outros mercados com os produtos que oferta atualmente;
  • Diversificação: a empresa mira adentrar novos mercados com novos produtos.

A importância de um consultor utilizar uma ferramenta de gestão empresarial

A atuação de um consultor empresarial exige precisão, visão estratégica e um profundo entendimento do ambiente de negócios. Nesse contexto, as ferramentas de gestão empresarial se tornam imprescindíveis para orientar decisões e promover melhorias substanciais na empresa cliente. 

Essas ferramentas oferecem a base necessária para coletar, organizar e interpretar dados, proporcionando insights valiosos que ajudam a otimizar processos e direcionar o crescimento da organização.

Utilizar ferramentas de gestão empresarial permite ao consultor não apenas melhorar a eficiência operacional e estratégica do negócio, mas também facilitar o acompanhamento e controle de todas as etapas de um projeto. 

Com a implementação dessas ferramentas, o consultor assegura que todas as ações tomadas são baseadas em dados concretos, tornando o trabalho mais preciso e as estratégias mais eficazes. 

Além disso, a utilização de ferramentas adequadas contribui para fortalecer a confiança dos clientes no trabalho do consultor, já que as soluções propostas são fundamentadas em práticas bem estabelecidas no mercado.

Quais os benefícios de se tornar um consultor empresarial?

Tornar-se um consultor empresarial oferece uma série de benefícios. Como consultor empresarial, você pode identificar problemas e implementar soluções eficazes, ajudando empresas a otimizar seus processos e aumentar a lucratividade. 

Além disso, a carreira de consultor empresarial permite uma flexibilidade maior em termos de horários e locais de trabalho, muitas vezes possibilitando a atuação como freelancer.

Por que se tornar um consultor empresarial?

Decidir se tornar um consultor empresarial pode ser motivado por diversas razões. Primeiramente, a demanda por profissionais capazes de oferecer insights valiosos e estratégicos para negócios está em constante crescimento. 

Como consultor empresarial, você tem a chance de impactar positivamente empresas de diferentes portes e setores, utilizando suas habilidades analíticas e de resolução de problemas.  

Por fim, se tornar um consultor empresarial proporciona uma contínua oportunidade de aprendizado e desenvolvimento pessoal, mantendo-o atualizado com as últimas tendências e melhores práticas do setor.

Para entender a melhor opção de crescimento para a empresa, é preciso cumprir etapas de mapeamento de informações internas, por exemplo, para identificar as forças e fraquezas do negócio.

Além disso, é relevante um mapeamento de mercado, compreensão da reputação do produto e planejamento de novos, ou adoção de ações, com base em feedbacks.

Com todos esses dados colhidos, unidos e analisados, você conseguirá identificar o melhor plano de execução de crescimento.

Mostramos algumas das principais ferramentas de gestão empresarial existentes atualmente, que podem ser utilizadas isoladamente ou em conjunto, a depender das demandas.

Na descoberta dos pontos fortes e fracos da empresa, por exemplo, necessária com a matriz Ansoff, é possível usar a análise SWOT, como complemento.

Quer se aperfeiçoar ou se tornar um consultor empresarial profissional? Continue no site da ABRACEM e confira nossas opções de capacitação!