Apesar de o termo benchmarking ser muito conhecido e empregado no meio empresarial como ferramenta de aprimoramento para as empresas, é comum que ainda ocorra dúvidas sobre o tema, principalmente porque há diferentes tipos.

Por isso, reunimos as informações mais relevantes sobre esse assunto. Saiba como funciona o benchmarking, conheça os principais tipos e as vantagens e muito mais.

Acompanhe.

O que é benchmarking?

Benchmarking é uma metodologia que atua para melhorar o desempenho de um negócio por meio da comparação de processos e práticas com outra organização considerada a melhor do segmento, ou até com outras unidades de uma mesma empresa.

Assim, a metodologia propõe a realização de uma análise aprofundada dos procedimentos e atuações da empresa “modelo”. Com isso, é possível identificar os pontos de melhoria na sua própria empresa, considerando a experiência de terceiros.

Essa ferramenta é usada por empresas de todos os segmentos e portes. Porém, para uma utilização adequada, é necessário escolher muito bem a(s), organização(ões) que será(ão) analisada(s), identificar os pontos de destaque e de oportunidade de melhorias, e examinar todas as informações, de modo a encontrar as possibilidades de aprimoramento do seu negócio.

Também é preciso compreender que não existe apenas um tipo de benchmarking. Pelo contrário, existem, ao menos, 4:

Quais são os tipos de benchmarking?

Benchmarking competitivo

O foco são as práticas das empresas concorrentes. Porém, é o menos utilizado, pois dificulta o acesso a informações e dados relativos à concorrência.

Nesse caso, uma prática comum de quem opta por esta modalidade é contar com uma consultoria externa, que coleta as informações, bem como usa a figura do cliente oculto.

Benchmarking interno

No benchmarking interno, ao invés de buscar por informações em outras empresas, visam-se as melhores práticas internas, ou seja, já realizadas na própria empresa. Para isso, são analisados os diferentes departamentos e sedes da empresa.

Este é o formato mais usado, no entanto, pode haver uma desvantagem: as práticas de outros setores ou sedes estarem contaminados com os mesmos padrões e vícios da empresa.

Benchmarking funcional

O grande diferencial do benchmarking funcional é a comparação entre empresas pertencentes a ramos distintos, facilitando a abertura de acesso a informações pelas organizações, pois não há concorrência direta.

Nesse caso, analisam-se processos, práticas e técnicas específicas, como estocagem de produtos e processos de entrega de mercadoria, úteis a qualquer empreendimento.

Benchmarking genérico

Por fim, o benchmarking genérico é parecido com o modelo anterior, mas mais amplo, pois compara processos semelhantes entre as empresas, independentemente da função ou do segmento.

Benchmarking através da consultoria empresarial

O papel da consultoria empresarial é importante na aplicação dessa metodologia. O consultor é o profissional indicado para auxiliar em todo o processo de melhorias na empresa.

Assim, o consultor é responsável pelas análises dos concorrentes, por entender o tipo mais conveniente de benchmarking e por reunir as informações mais relevantes a serem aplicadas, visando ao aprimoramento dos processos e das atividades.

Além disso, é essencial também para efetuar um levantamento dos processos e operações da sua empresa. Afinal, para identificar os pontos a serem melhorados, é preciso conhecer detalhadamente cada setor e conhecer as falhas.

Vantagens de aplicar o benchmarking na empresa

Empresas dos mais variados portes e segmentos aplicam essa ferramenta para oferecer muitas vantagens.

As principais são:

  • Aquisição de mais conhecimento sobre o próprio negócio;
  • Identificação das áreas que precisam de melhorias;
  • Estabelecimento de metas realistas e viáveis para o crescimento da empresa;
  • Obtenção de mais conhecimento sobre os concorrentes e sobre a competitividade do mercado;
  • Aprendizado com a experiência de terceiros.

Como fazer um bom benchmarking?

Em bom benchmarking, alguns aspectos precisam ser observados:

  1. Definir o objetivo da aplicação da metodologia;
  2. Estabelecer os envolvidos, internos (setores ou sedes da empresa) ou externos (empresas concorrentes ou de outro segmento);
  3. Designar as formas de comparação, como pesquisa, entrevistas e levantamento de processos;
  4. Acompanhar e monitorar os dados e as informações coletadas;
  5. Analisar e comparar as informações coletadas com a realidade do negócio;
  6. Desenvolver um relatório com a proposta de ações de melhoria com base nos dados coletados.

Todo esse processo precisa ser ético e legal. Violações dos sistemas dos concorrentes, por hackers, são proibidas.

Dessa forma, a metodologia benchmarking é muito vantajosa às empresas e um meio eficiente de encontrar os pontos a serem aperfeiçoados e destacar a marca no mercado.

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